top of page

O QUE É FÍSICA? O QUE É BIOFÍSICA? O QUE ESSAS CIÊNCIAS ESTUDAM?

 

O QUE É FÍSICA?

A cultura ocidental nasceu das ideias dos chamados “filósofos pré-socráticos”, que buscavam nos elementos da Natureza as respostas para as suas perguntas sobre a origem do ser e do mundo. Como estudavam principalmente os aspectos da Natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da Natureza" (Física, em Grego, significa Natureza), pois buscavam dar uma explicação racional (e não mítica) para a origem de todas as coisas.

 

A Física é uma ciência quantitativa e pode ser dividida, em termos didáticos, em Física Clássica e Física Moderna. A Física Clássica, por sua vez, pode ser subdividida em:

- Mecânica

- Termologia

- Ótica

- Ondulatória

- Eletricidade

- Magnetismo

 

Conceitos intuitivos:

Na Física clássica podemos simplificar o Universo utilizando quatro conceitos básicos, que todos nós temos de forma intuitiva

- Matéria – tudo aquilo que podemos tocar, sentir;

- Energia - podemos compreender a energia pelo calor, luz, som, coisas que não podemos tocar, como a matéria, mas que intuitivamente sabemos que existe;

- Espaço – medimos distâncias, áreas, volumes...tudo isso é referente ao espaço, seja ele ocupado por um objeto (matéria) ou não;

- Tempo* – temos a intuição de tempo pela sucessão entre dias e noites, a contagem dos meses do ano etc. E sempre que falamos “estou atrasado”, “isso é perda de tempo”, “estou esperando o ônibus há um tempão”, estamos falando, obviamente, de tempo.

Cada um desses quatro conceitos tem a sua unidade, como veremos adiante. 

* É interessante pensar que, em nossa estrutura linguística, empregamos uma só palavra para significar a noção de "tempo", mas os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronus e kairós. O primeiro refere-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede, de natureza quantitativa, o "tempo da Física"), enquanto que Kairós possui natureza qualitativa, é o momento em que algo especial acontece. Portanto, a nossa noção de tempo está ligada ao chronus (daí o termo cronômetro, o que mede o tempo), mas o kairós é aquele momento oportuno, que não devemos perder, para alcançar um objetivo. Para entendermos melhor, imagine que você tem uma sessão de 20 minutos com um paciente, e outra de 60 minutos com outro paciente. Se pensarmos somente em chronus, a sessão de 20 minutos será prejudicada, mas se pensarmos em kairós, as duas podem ter a mesma qualidade, ou a de 20 minutos pode ser até mesmo melhor do que a de 60 minutos. Resumindo: em toda ação deve ser observada a interação entre chronus e kairós.

 

E O QUE É BIOFÍSICA?

 

A Biofísica é uma ciência interdisciplinar, comum a principalmente dois ramos da Ciência: Física e Biologia. Na biofísica aplicamos as teorias e os métodos da física para tentar resolver algumas questões da biologia. Para a biofísica, um ser vivo é um corpo que ocupa lugar no espaço e transforma energia. Podemos estudar o ser vivo em seus aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e nucleares.

Por ser uma ciência multidisciplinar, para podermos compreendê-la é preciso conhecer um pouco de física para aplicar ao estudo da biologia. Por isso vamos iniciar nossa disciplina com algumas recordações de conceitos físicos que são fundamentais para o entendimento da biofísica.

bottom of page